Distrito 4420 assina Convênio de Cooperação Técnica com Prefeitura de Santos
Nesta quinta-feira (24), no paço municipal da Prefeitura de Santos, foi assinado termo de cooperação técnica entre Santos e Associação de Rotarianos do Distrito 4420, tendo como testemunhas da importante ação, autoridades e presidentes dos 12 clubes locais.
Com o objetivo de abraçar a campanha ?End Polio Now? para erradicar a poliomielite no mundo, o Rotary Internacional agora é parceiro da prefeitura que vai colaborar com a iniciativa, ajudando a manter a erradicação da doença no município.
O Rotary International tem como prioridade a erradicação da poliomielite desde 1985 e faz parte da Iniciativa Global da Erradicação da Pólio, uma parceria público-privada que também conta com a participação da Organização Mundial de Saúde (OMS), Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças, o Unicef e a Fundação Bill e Melinda Gates.
Segundo o presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotariana do Distrito 4420, Marcelo Haick, a parceria permitirá a formação de um grupo de trabalho com representantes dos clubes rotarianos e da Secretaria de Saúde para avaliar indicadores de cobertura vacinal. O papel dos clubes será levar orientação e apadrinhar algumas unidades básicas de saúde, desenvolvendo ações motivacionais e de logística.
Em seu pronunciamento o governador do Distrito 4420, José Joaquim do Amaral Ferreira, lembrou que em 1985, a campanha registrava 350 mil casos de pólio em vários países e em 2013 o número caiu para 285. Segundo ele, a parceria dos rotarianos com o poder público pode beneficiar muito mais pessoas. Temos que nos unir e apoiar o poder público, fazendo o nosso papel, pelo bem comum, caminhando juntos para criar uma sociedade mais justa, ressaltou.
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa destacou a importância das lideranças do Rotary na cidade e o quanto é fundamental firmar essa parceria tendo como prioridade a saúde e esse olhar ao próximo. Apoiar essa causa é reconhecer a importância de uma das premissas do Rotary que tem como um de seus lemas Dar de Si, Antes de Pensar em Si. Sabemos que o poder público tem muitos desafios e limitações e por isso é fundamental criar boas parcerias para os projetos serem colocados em prática.
O Brasil não registra casos de poliomielite há 23 anos, mas a doença que pode causar paralisia total ainda circula por países da África e Ásia e pode voltar a atingir a população de outros continentes se não for erradicada.
A mesa de autridades foi composta pelo vice-prefeito, Eustázio Pereira; secretário de Saúde, Marcos Calvo; presidente da Câmara, Sadao Nakai. Também prestigiaram o evento outras autoridades municipais, estaduais e rotarianos do Distrito 4420.
Nas fotos, registros do compromisso firmado entre o Distrito 4420 e a Prefeitura Municipal de Santos visando manter a campanha de erradicação da polio.
http://www.rotary4420.org.br/1314/N1706






